Governo cria grupo de trabalho para estudar uso de fibras ópticas

07/11/2011 16:40

 

A intenção é concentrar a gestão das fibras das estatais na Telebrás

Os Ministérios de Minas e Energia e das Comunicações vão criar um Grupo de Trabalho para promover estudos do uso da rede de fibra óptica do sistema Eletrobras. O grupo terá a participação de representantes dos Ministérios, da Eletrobras e da Telebrás. A iniciativa foi aprovada pelos ministros Edison Lobão e Paulo Bernardo, e pelos presidentes da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e da Telebrás, Caio Bonilha.

A ideia da presidente Dilma Rousseff é que as estatais que dispõem de redes de fibras ópticas concentrem a gestão desses ativos na Telebrás. O objetivo é garantir uma rede de superbanda larga até 2014 para as 12 cidades onde serão realizados jogos da Copa do Mundo. A velocidade pretendida mínima é de 100 Mbps, segundo informações do ministro Paulo Bernardo.

Venda de link

Na semana passada, a Telebrás assinou contrato para a venda de link para 12 provedores de internet que atuam em cidades do Distrito Federal. Os nomes das empresas e as cidades beneficiada não foram divulgadas pela estatal, que alegou questões de estratégia comercial. 

A operadora também já entregou o serviço ao primeiro provedor, a Sadnet, que aderiu ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), na cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto, localizada no entorno de Brasília. A ligação do primeiro cliente é aguardada para a próxima semana, perto do dia 20. Segundo a estatal, o provedor local realizou os primeiros testes de aceitação para conectar a sua rede à da Telebrás e já está com o link em serviço. A prefeitura da cidade também fechou acordo para a cessão de um terreno que vai viabilizar a instalação de equipamentos de rádio e receberá conectividade IP da Telebrás.

 

Fonte: Wireless Mundi